HISTORIAL SMUT

A Sociedade Musical União e Trabalho, fundada em 18 de Outubro de 1920, é pois, a banda filarmónica mais jovem do concelho de Torres Novas.

A sua história teve início em meados do mês de Agosto de 1920, durante as festividades da aldeia de Lapas, altura em que uma banda, proveniente de Ourém, e regida pelo “Mestre Branco”, foi convidada para ficar a cargo da animação musical.

No dia seguinte, os jovens assobiavam alegremente pela aldeia, as melodias do concerto do dia anterior.

O “mestre Branco” surpreendido com o talento inato da juventude, decidiu fundar a banda.

Inicialmente chamava-se “Banda Recreativa de Lapas” (1920), depois, “Academia Musical União e Trabalho” e por fim, “Sociedade Musical União e Trabalho” (desde 1930).

A banda surgiu com grande exuberância, e a sua primeira grande aposta foi na formação musical dos novos músicos.

Nos anos 30, a SMUT era já uma das melhores bandas do concelho.

Dedicando-se maioritariamente à formação de músicos, inicialmente apoiou também alguns Ranchos folclóricos, Grupos de Teatro e outras manifestações tradicionais que deram muita beleza e harmonia à pacata freguesia de Lapas, princesa do Almonda.

Foram variadíssimos os maestros que serviram a banda, recordam-se com grande nostalgia alguns nomes, como sejam: o Baía, o Carriche, o Domingos Gomes, Carlos Faria, Mário Moura.

Desde o início do ano 2007 que o jovem maestro, Sérgio Rocha, dirige o corpo musical e coordena a escola de música com um método pioneiro e moderno que tem dado grandes frutos.

Em 2008 a Câmara Municipal de Torres Novas procedeu à atribuição da Medalha de Mérito da Cultura à Sociedade Musical União e Trabalho.

A sua banda filarmónica tem participado em diversos encontros de bandas e realizado diversos concertos por todo o País, dignificando assim o nome da freguesia e do concelho que orgulhosamente representa.

No ano de 2010, a SMUT fez a sua primeira internacionalização num concerto em Cória, Espanha.

Em 2013 foi formada a banda juvenil da SMUT, composta pelos aprendizes na escola de música, com o apoio de jovens monitores também eles músicos na banda filarmónica.

No ano de 2014, a SMUT reativou o seu rancho folclórico, que se encontrava sem atividade à mais de 20 anos, e hoje com cerca de 40 elementos, começa a dar os seus primeiros passos, tendo já participado em festivais de Folclore.

Ainda no ano de 2014 a instituição concretizou um sonho antigo, inaugurando uma nova sala de ensaio no seu edifício sede, a “Casa da Cultura Luís António Trincão”, espaço este doado pela Dr. Jacinta Trincão em homenagem ao seu falecido marido, antigo dirigente, e também ele um grande apaixonado pela banda filarmónica.

A SMUT é hoje, graças ao apoio e colaboração de um incansável grupo de bravos homens e mulheres, uma instituição bastante ativa e dinâmica, organizando diversos eventos ao longo do ano, sendo bastante rico e deversificado o seu cartaz cultural.

Nos últimos anos a SMUT tem reavivado algumas tradições populares, almejando assim preservar a enorme riqueza histórica e cultural da aldeia de Lapas.