Colégio de Santa Maria
Durante muitos anos, o Colégio de Santa Maria, a funcionar desde 1936 na Quinta de S. José, foi um dos estabelecimentos de ensino que mais notoriedade teve em Torres Novas. Destinado à educação de raparigas e sob a orientação das Irmãs da Congregação de S. José de Cluny, o colégio ministrou o ensino primário e secundário. Em 1997, o Colégio de Santa Maria encerrou definitivamente as suas portas.


Colégio Andrade Corvo I
Embora tenha funcionado anteriormente num edifício no Largo dos Combatentes da Grande Guerra, o Colégio Andrade Corvo instalou-se em 1934 em edifício próprio, situado na então Avenida Gago Coutinho-Sacadura Cabral, atual Avenida João Martins de Azevedo, onde se manteve até 1961. Este estabelecimento de ensino acolhia alunos vindos de todo o país e também das antigas colónias portuguesas.


Colégio Andrade Corvo II
Foi a partir de Outubro de 1961 que a Quinta de Santo António passou a acolher o Colégio de Andrade Corvo, transferido da Avenida Marginal. Com esta transferência, o Colégio entra numa nova fase, sob a direcção de Adelino José Narciso Gomes.

 

Quem foi Andrade Corvo
João de Andrade Corvo nasceu em Torres Novas em  1834.  Detentor  de  um  vasto  currículo  distinguiu-se,  essencialmente, como agrónomo, político, professor e escritor. Entre outras funções, assegurou a pasta dos Negócios Estrangeiros no ministério de Fontes Pereira de Melo, que mais tarde acumula com as pastas da Marinha e do Ultramar. Andrade Corvo foi, por isso, uma figura influente em vários ramos da sociedade do século XIX.

 

 

 

Distância: 5700 metros Velocidade média 1 m/s Tempo do percurso 95 minutos | Download