Açude Real

Um açude é uma construção feita em rio ou levada para represar a água destinada a moinhos ou regas. E terá sido com esta intenção que, no século XV, D. Isabel de Lencastre o terá mandado construir, pois desta forma as águas do rio Almonda seriam desviadas e iriam servir para regar as hortas próximas e accionar os moinhos e lagares que existiam nas redondezas. Mais tarde, assegurou também o funcionamento de algumas empresas existentes na área.

 

Ponte Pedrinha
A ponte Pedrinha foi construída em tempos remotos. Em 1400 um terramoto destruiu-a, mas D. Filipa de Lencastre mandou que a mesma fosse reconstruída, com os impostos retirados dos testamentos da Vila e do seu termo. Mais tarde, esta ponte recebeu o nome de Levada.

 

Empresa Industrial de Electricidade do Almonda, Lda.

Construída em1923, esta foi a primeira empresa de abastecimento de energia de Torres Novas, instalando-se na zona do Caldeirão com equipamento necessário à produção, transformação e distribuição de energia eléctrica.

 

Fábrica das Chitas

Esta fábrica instalou-se na zona do Caldeirão em meados do séc. XVIII, mas teve, no entanto, uma curta duração, devido às invasões francesas, encerrando as suas portas em 1810.

 

Moinhos do Caldeirão

Os moinhos do Caldeirão situavam-se perto da antiga central eléctrica e eram também conhecidos por moinhos do Duque, por terem sido propriedade dos antigos senhores da vila, os Duques de Aveiro.

 

  

Distância: 3400 metros Velocidade média 1 m/s Tempo do percurso 57 minutos | Download