União de Freguesias de Torres Novas (São Pedro), Lapas e Ribeira Branca

Enfermaria Militar da EPC
Ainda antes de ter sido a Enfermaria Militar da Escola Prática de Cavalaria, nome pelo qual é mais vulgarmente conhecido, este edifício já tinha servido outras instituições. Aliás, a sua construção remonta ao século XVII, e tinha como objectivo albergar a Enfermaria de Nossa Senhora da Assunção que pertencia aos frades do Convento de Santo António. Mais tarde, aí estiveram instalados a Escola Primária de Ensino Misto, o colégio da Enfermaria e o Colégio de Valverde e também a Escola de Ensino Livre.

Mestre António
Mestre António, cirurgião e físico-mor de D. João II, nasceu numa casa da Judiaria Velha, situada na atual Rua Actriz Virgínia. Embora de origem judaica, mestre António era muito estimado pelo monarca, a quem terá acompanhado na deslocação das cortes. Tinha bons conhecimentos de filosofia, matemática e história, mas também se distinguiu como cronista, tendo sido autor
de várias crónicas.

Humberto Delgado
Humberto da Silva Delgado nasceu no Boquilobo (Brogueira, Torres Novas), no dia 15 de Maio de 1906. Foi militar da Força Aérea mas celebrizou-se pelo seu empenho no movimento contra o regime salazarista nas eleições de presidenciais de 1958, contra o almirante Américo Tomás (apoiado por Salazar). Em torno da sua candidatura reuniu toda a oposição ao regime. Em entrevista realizada pelo jornalista Mário Neves, quando lhe foi perguntado que postura tomaria face ao Presidente do Conselho, António de Oliveira Salazar, respondeu com a célebre frase “obviamente, demito-o”. Devido à sua coragem foi apelidado de “General sem Medo”. Morreu no dia 13 de Fevereiro de 1965 em Villanueva del Fresno, vítima de uma emboscada da PIDE.

{phocamaps view=map|id=5}

Distância: 3400 metros Velocidade média 1 m/s Tempo do percurso 57 minutos | Download